sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dom Williamson e o “acordo de separação amigável”



O trecho da mensagem deixada por Dom Williamson ao Padre Pfeiffer em 15 de Julho de 2012, um dia após a reunião do Capitulo Geral da Fraternidade, foi traduzida por nós para que o publico de língua portuguesa possa ter conhecimento do espirito que animava o Bispo desde o início da formação da “Resistência Católica”. Fica logo evidente para quem quiser entender, que Dom Williamson nunca quis de fato liderar coisa alguma; e que, portando, essa desculpa de que ele não teria “jurisdição” para formar uma organização não é senão a consolidação de uma teoria ( o que por si só já um absurdo)* cujas as origens remontam, na verdade,  de um esquema que pretendia, desde lá, abafar o movimento de resistência contra os projetos de Dom Fellay.

Parece que, como que num relâmpago, toda a história de Dom Williamson na “Resistência” se reflete nessa curta mensagem. Inclusive o permanente “mistério”que ronda a pessoa do Bispo, por tantas e tantas vezes insinuado por ele mesmo em textos, poemas, e conferencias de exóticos sabores. Enfim, que amigável proposta foi essa que ele recebeu? E de quem a teria recebido?  E porque a teria anunciado à um sacerdote? É essa a “resistência” do Bispo e dos que tentam a todo custo defende-lo? Não dá, diante dos acontecimentos presentes e passados e, a luz desse recado telefônico, para não questionar: Aceitou Monsenhor Williamson tal proposta?

Muitos dos leitores brasileiros, não familiarizados com os ocorridos das calamitosas atividades de Dom Williamson na Europa e na América do Norte, ficarão surpresos ao descobrir que, o Brasil, até a publicação dos infames “Comentários Eleisons”, era um dos últimos redutos de tranquilidade na chamada “Resistencia”.  É triste ver que nem  no Brasil, evidentemente lugar privilegiado pelo Bispo, pode sobreviver ao caos profetizado.

Abaixo, a mensagem de Dom Williamson para o Pe. Pfeiifer   

fellay
  
…tenha cuidado, porque, os “bons moços” puderam colocar, ao menos até esse momento, um sério bloqueio no caminho do delinquente Bispo Fellay. Agora, o eminente perigo até o momento esta acabado. O texto que surgirá…., o texto ira mostrar isso. Foi me dito que, se Dom Fellay desprezar isso, acabará por causar um grande problema entre os os bons “capitulares” que organizaram esse bloqueio. Notavelmente os dois bispos, Bispo Galarreta e o Bispo Tissier, estão claramente contra o que Fellay esta fazendo. O perigo agora é que…. cabeças agora irão rolar,  a Sociedade voltará a dormir e Fellay porá em marcha a sua cumplicidade com Roma mais um vez. Esse é o perigo; [mas], pelo menos até esse momento, um sério bloqueio foi posto em seu caminho. Quando Dom Tessier disse que era um “texto comprometido” ele foi bem modesto,  mas ele disse “nós fizemos nosso melhor”,  ainda que ele  esteja dizendo que, em fato, aqueles que tentaram ter sucesso tiveram um sucesso limitado. Eles não obtiveram sucesso em derrubar Dom Fellay, o que teria sido o ideal, mas eles pelo menos bloquearam ele. Ok, aonde [ em que situação] isso te deixa? Ahhh, eu também estou encurralado… eu ainda não sei detalhes mas eu estou debaixo de uma guilhotina. Não solidifique planos para o mês de agosto. Desconsidere os planos… vamos ver o que é possível… existem varias possibilidades, mas não me comprometa porque eu…ahhhhh…eu não sei o que farei….eu ainda não recebi nenhuma oferta mas eu sei que haverá uma proposta. A proposta será a de uma separação amigável, agora… eu tenho que ler os detalhes para que eu possa tomar uma decisão, mas eu ainda não sei o que irei fazer. Então, não conte comigo ainda. E há menos necessidade para essa reunião porque  a Sociedade deu pelo menos um passo para trás, um restabelecimento [ que pode durar] por pelo menos um ano – eu suspeito – como todos nós suspeitamos, [ e então] Fellay marchará com o seu disparate novamente. Ele é um absoluto delinquente.  Mas se ele teve que manter, aparentemente, 80% do texto do capitulo satisfatório, assim ficará muito difícil para ele trabalhar ao redor disso…vai difícil para ele dizer que o que ele pensa é completamente diferente …  A Terceira Guerra Mundial poderá facilmente iniciar daqui até lá [trecho não entendido]….Então, padre, eu diria, pense em voltar para as Filipinas…humm…os bons padres, os padres que levantaram as vozes ( eu acho que já lhe disse)  serão “perdoados” [ em virgulas invertidas, em virgulas invertidas, três vezes invertidas]….[trecho não entendido] mas, em todo caso, você será “perdoado”, mas você provavelmente será transferido para algum outro lugar. Eu não acho que você ira perder muito sendo transferido das Filipinas, eles terão que te colocar em algum lugar… onde você está você poderá fazer um bom trabalho. Mas  Eu realmente penso que no momento… você provavelmente [neste momento] não tem razões suficientes para sair da Sociedade, essa é a minha impressão para esse momento. Eu ainda tenho que falar com Dom Galarreta, mas eu irei – com sorte ….e então ahh, e então ahhh…ele provavelmente irá confirmar o que eu escutei, que pelo menos um nobre esforço por parte dos “bons moços” que ainda que sejam uma minoria, mas que se impuseram eles mesmos pelo peso dos seus argumentos.
Video da Conferêcnia do Pe. Pfeiffer  com um resumo da história da Resistência e a publicação da mensagem de Dom Williamson.

*Postaremos em breve uma resposta do Pe. Eric Jaquimin sobre a questão alegada pelo Monsenhor Williamson  sobre não ter jurisdição para justificar a sua negação em se criar um movimento organizado conforme os moldes católicos.

0 comentários:

Postar um comentário